quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sítio Carvalho no Programa da Net, Gente Carioca




Como um exemplo de empresa sustentável e responsável por promover eventos culturais e ambientais em Niteroi, o Sítio Carvalho foi tema do Programa Gente Carioca, da Net Rio (canal 14), no dia 10 de maio. Entrevistado pelo apresentador Fernando Reski, o empresário Jorge Carvalho falou das áreas verdes que estão sendo recuperadas com o plantio de mudas, dos passeios ecológicos e animais exóticos soltos pelo local.




“A natureza é a minha aliada. Minha família mora há muitos anos no local, quando o espaço ainda se tratava de uma área agrícola. O que temos hoje no Sítio Carvalho quase dá para compor uma mata atlântica, mas ainda nos faltam algumas espécies”, contou Jorge Carvalho, um dos donos do Sítio.

Para ele, a proposta da empresa é fazer o resgate dos valores naturais, tornando seus públicos-alvo mais próximos da natureza. O espaço possui 10 mil metros quadrados de área verde.
Confirma mais de Jorge Carvalho e do apresentador Programa Fernando Reski, no link:

http://www.youtube.com/watch?v=pwk0s9dOGOQ

domingo, 5 de maio de 2013

Sítio Carvalho recebe crianças para a Semana da Natureza

Texto: Luana Souza
Fotos: Thiago Viana


 


Cerca de 50 alunos com idades entre 6 e 8 anos, da Escola Municipal Levi Carneiro, no Sapê, participaram da "Semana da Natureza", que aconteceu na tarde do dia 25 de abril, no Sítio Carvalho. Em um passeio ecológico pelas dependências do local, que compreende mais de 10 mil metros quadrados de mata atlântica preservada, os alunos conheceram os pés de cacau e as flores orquídeas que exalam cheiro de chocolate, o pau-brasil, o ipê amarelo e muitas outras espécies.
 

Os alunos foram guiados pelos

donos do local, também

responsáveis pelo evento, Nei e

Jorge Carvalho. Na divisão das

equipes, Nei levou as crianças à


margem do Rio Sapê, onde

foram plantadas mudas de

sibipiruna – árvore da família do pau-brasil e da frutífera adotada

pelos brasileiros, a jaca. Eles também retiraram as carambolas do

pé e aprenderam lições sobre a preservação da natureza.
 



Já a equipe de Jorge, um grupo de outras 30 crianças, ficaram com o plantio do palmito juçara, palmeira que está ameaçada de extinção devido a extração predatória de seu palmito.

"A juçara é parente do açaí, e recentemente tem sido incentivado o plantio da palmeira juçara para a colheita dos frutos que produz um suco tão nutritivo quanto o açaí. Com essa nova alternativa, o suco, a palmeira não mais é morta para retirar o palmito e durante sua vida ela poderá produzir muitos frutos que alimentarão o homem e a fauna", explicou o empresário Jorge Carvalho.


Alunos e professores ganharam mudas das espécies plantadas, de presente. O evento teve como tema o Dia do Índio, o Dia da Árvore e o Dia da Terra, todos comemorados no mês de abril.


Ao final do percurso, as crianças e professoras experimentaram das delícias de dona Idésia Carvalho,  uma das precursoras do espaço. Teve de tudo, desde a canjica, banana cozida, bolo de fubá, cuscuz , batata doce, até os sucos de fruta.