terça-feira, 1 de outubro de 2013

"Primavera educativa" no Sítio Carvalho recebe alunos do Colégio Catavento



A primavera começou cedo com atividades educativas nas dependências do Sítio Carvalho. Os meses de agosto e setembro foram marcados pelas visitas de grupos escolares para crianças do jardim de infância e alfabetização, que conheceram espécies de plantas exóticas, curiosas e aprenderam um pouco da técnica do plantio. No dia 18 de setembro foi a vez de 20 crianças do colégio Catavento Espaço de Educação.



Os pequenos conheceram um pouco da história do Pau-Brasil, como a tinta retirada da planta, a lei de proibição de corte e o uso deste para a produção de varas de violino. Além desta espécie, conheceram de pertinho as plantas carnívoras, as plantas que exalam cheiros, as usadas como temperos, as leguminosas como a couve, a alface e o capim limão, por exemplo, e ao fim da primeira etapa, o cacau e o processo de preparo do chocolate.
 

Guiados pelo especialista em plantas, Nei Carvalho, que também é um dos donos da empresa, a garotada encontrou logo no início da “floresta” – como eles preferiram chamar o espaço, os pés de café, uvas verdes e as pitangueiras. Logo em seguida, passaram pelo lago, onde alimentaram os peixes e seguiram para uma antiga nascente, atualmente já contaminada pelo esgoto local. Na área de compoteira, onde são preparados os adubos com folhas secas, eles conheceram as espécies Mata Figueira, Pau Alho (árvore com casco de cheiro forte que espanta cobras, pulgas e carrapatos em animais de pelo e que pode ser usada ainda como tratamento para micose) e o Palmito Jussara, de onde pode ser retirado o açaí.



Ao final da atividade, os pequenos participaram do plantio coletivo da Copaíba (árvore de grande porte e que produz óleo usado para a produção de medicamentos), foram até o abrigo dos animais e encerraram com um pique nique nos jardins do Sítio Carvalho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário